in

Quem é pior: Testemunha de Jeová ou quem trabalha com Marketing Multinivel?

Atire o primeiro clique para sair quem nunca foi abordado por uma Testemunha de Jeováaquele pessoal que adora bater na sua casa domingo de manhã – ou alguém que trabalha com Marketing de Rede. A relação entre esses dois indivíduos é simples: inconveniência. Não é à toa que a prática do Marketing de Rede, ou Multinivel, é tão mal vista no nosso país. Quem entra para essa atividade ou resolve se tornar um religioso acaba tão viciado e tão ligado ao movimento que esquece do resto do mundo pensando que apenas o que ele faz está certo ou pode se ter sucesso financeiramente. Claro que eu não vou falar sobre religiões, crenças ou qualquer coisa ligada ao espirito de cada um, porém pretendo abordar um pouco sobre o que realmente é o Marketing de Rede.

Mas que Diabos é isso?

Para os preguiçosos o vídeo abaixo, feito pela Associação de Empresas de Vendas Diretas, explica corretamente as diferenças e pontos principais do que iremos falar aqui.

Fazendo um resumo rápido, Marketing Multinivel e Vendas Diretas apresentam a ideia de você comercializar produtos ou serviços de empresas focadas nessa prática e receberem uma grana em retorno de duas maneiras: vendendo os produtos com uma porcentagem de valor acima (vendas) ou chamando outras pessoas para trabalharem com você (rede). Uma vez dentro de uma dessas organização, geralmente, você se torna um Distribuidor. O nome é bem sugestivo e revela o que você irá fazer no começo: distribuir o produto e receber pontualmente por isso.

Evoluindo as suas vendas é natural que você busque uma maneira de ganhar um pouco mais e é nesse ponto que o Distribuidor começa a convidar novas pessoas para sua equipe e inicia a sua liderança. Você ganha alguns títulos ao evoluir – a nomenclatura é diferente para cada empresa – e passa a ser algo relacionado a um Gerente, depois disso um Chefe, um Executivo e o céu fica sendo seu limite. A sua equipe não tem limite de crescimento e, pessoalmente, já conheci pessoas com 1, 2 e até 15 mil pessoas trabalhando em conjunto e gerando lucros para aquele que as convidou em primeiro lugar.

Que tipo de produtos são vendidos?

O foco, em sua grande maioria, são produtos de consumo rápido e que você precise adquirir com uma certa frequência. Cosméticos e produtos para controle de peso são dominantes nesse ramo de Vendas Diretas, porém é possível encontrar algumas coisas diferentes e até energéticos são comercializados nessa modalidade.

Energético de Açai - Empresa Mynt
Energético de Açai – Empresa Mynt

Todos os produtos, de empresas sérias, são testados e aprovados pelas organizações de controle do Governo e são como qualquer outro produto que você compra no mercado. Geralmente o diferencial deles é que não podem ser vendidos no Varejo – em prateleiras – e acompanham a consultoria mais personalizada dos distribuidores que te atendem. Uma relação simples para que você entenda a diferença é: Comer no McDonalds e comer em um restaurante a luz de velas.

Os Ganhos são reais?

Sim, afinal de contas não existiram tantas empresas e tantos casos de sucesso se os pagamentos fossem algum tipo de roubada. Usando exemplos bem exagerados, na tabela abaixo você consegue ver as pessoas que mais faturaram com Marketing Multinivel e Vendas Diretas na metade de 2014. Os valores são extremamente altos e não acredito que esses empreendedores tenham chego a esse ponto se não recebessem os pagamentos corretamente.

Maiores lucradores com Marketing Multinivel
Maiores lucradores com Marketing Multinivel

Por que tanta gente desiste ou fala mal?

Imagine que você fez uma Dieta por 12 meses e ela promoveu um resultado incrível para você, te deixando em completa forma e no peso que sempre desejou. Naturalmente você corre contar e sugerir que as pessoas a sua volta, que precisam de Dieta, façam o mesmo. Dentre as pessoas que você sugeriu, metade delas não perdeu nada e acabou te falando que essa Dieta era furada, não funcionava. Dentre o restante das pessoas você pode perceber que 2/3 puderam perder uma quantidade satisfatória, mas não tanto quanto você e apenas 1/3 do restante das pessoas conseguiu chegar perto do que você fez. O investigarmos as pessoas que falaram mal da Dieta e não obtiveram resultado, você descobriu que elas não seguiram corretamente as suas instruções e tentaram por apenas 1 mês, sendo que você passou 12 meses lutando e persistindo.

Essa é uma analogia bem simples para você entender a realidade do Marketing Multinivel e você só precisa mudar, na história, a dieta pelo marketing. Grande parte das pessoas que falam mal, dizem que é uma roubada ou não conseguiram nenhum resultado é pelo simples fato de assimilar o Marketing de Rede com dinheiro fácil. Lembre-se que se dinheiro fosse fácil, todo mundo já estaria rico.

Assim como qualquer outro projeto as Vendas Diretas e Marketing Multinivel exigem esforço, dedicação e persistência para produzirem resultados.

Toda empresa é confiável?

Infelizmente não. Se você pensa em entrar nesse ramo e quer escolher uma empresa sólida, eu sugiro que você pesquise bastante. Existem, e não só nesse ramo, muitos golpistas prontos para te vender um sonho que não existe. Procure conhecer alguns pontos antes de se tornar um distribuidor como:

  • Histórico da Empresa
  • Pessoas que já trabalharam por lá
  • Que tipo de produtos são vendidos
  • Média de Ganhos

E também pare para se fazer algumas perguntas:

  • Eu compraria esses produtos?
  • Eu teria prazer em trabalhar com essa empresa?
  • Quanto tempo eu estou disposto a tentar?

Com essa pequena rotina de perguntas e respostas já é possível ter conhecimento suficiente para identificar se a empresa vale a pena e se é realmente o que você procura. Não faça nada com pressa e lembre-se que para se ter sucesso é preciso levar muito a sério e não apenas como uma tentativa ou brincadeira.

Esse artigo pretendia promover só um pouco de conhecimento sobre Marketing de Rede e Vendas Diretas e cada tópico que foi apresentado resumidamente será trabalhado com mais detalhes no futuro. Se você tem alguma dúvida, deixe um comentário ou entre em contato comigo!

Written by Daniel Leal

Se eu pudesse ensinar tudo que preciso aprender, eu dominava o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hacker anuncia no 4chan.org que milhares de fotos e videos do SnapChat serão disponibilizadas online

Cursos para 2015

Cursos e eBooks que farão uma diferença digital para 2015