in ,

O Guia Definitivo do Torrent – Usando, baixando e a Proibição

O Guia do Torrent

Usando a clara explicação do Tec Mundouma fonte que eu não gosto de usar, mas até que foram úteisTorrent é a extensão de arquivos utilizados por um protocolo de transferência do tipo P2P (Peer to Peer, digamos que seja Ponta a Ponta). Para fazer essa transferência é preciso ter, como o nome do protocolo sugere, dois participantes sendo o primeiro que envia e o segundo que recebe. Quanto mais pessoas estiverem na ponta que envia, mais rápido o seu download ocorrerá. Isso também ajuda você a validar a veracidade – se podemos chamar assim – daquele arquivo e se ele pode ser confiável medindo somente pelo número de pessoas que tem esse arquivo e compartilhou com você.

Para compartilhar esses arquivos, é necessário usar um programa específico, conhecido como “cliente”. Ele pega as informações enviadas, gerencia as conexões e entrega o arquivo prontinho na pasta da sua escolha. Ele é o lobista da história.

Como eu baixo arquivos Torrent

Considerando que você mora na caverna e nunca ouviu sobre o famoso The Pirate Bay – praticamente a casa de todos os torrents – para se baixar arquivos Torrent você procura, primeiramente, por um repositório que contenha esse arquivo e que o seu programa – o tal cliente – consiga interpretar e localizar o download. Só então que você realmente começa a baixar o arquivo.

Existem dois programas cliente que são extremamente usados no mundo inteiro e fáceis de navegar que são:

Faça o download de um deles assim que terminar de ler o artigo e se tiver dúvidas, deixe um comentário que eu te guio no processo.

BiTorrent - Cliente para download de Torrent
BiTorrent – Cliente para download de Torrent

Bom, esses sites te Torrent são como o Google. Eles não fornecem efetivamente o arquivo para você e sim um lugar onde eles estão. No caso do buscador mais famoso do mundo – Google, der – ele te indica websites através da busca, já os sites indicam o caminho das pessoas que tem esses arquivos.

Eu gosto de indicar esses três portais de Torrent:

Com o cliente instalado e acessando um desses portais você já está apto a fazer o download de arquivos por Torrent. Pesquise o arquivo que você busca, digamos um filme que ainda está no cinema, e os sites darão uma lista. Para saber qual arquivo escolher fique atento aos indicadores que dizem SEED e LEECH. Eles apontam para você quantas pessoas estão compartilhando pedaços desse arquivo ou o arquivo completo. Quanto mais, melhor!

Seed e Leech
Seed e Leech estão no canto direito

Escolhido o arquivo com maior quantidade ou que tenha o mínimo para fazer o download do Torrent na potência total da sua internet, você verá opções como essas:

Clique no Link Magnético
Clique no Link Magnético – A Ferradura

A maneira mais rápida de colocar o arquivo direto no seu cliente – uTorrent ou Bittorrent – é escolhendo o Link Magnético, o ícone que parece uma ferradura. Esse link leva a informação direta para o software, sem você precisar fazer nenhum download ainda. Depois disso é só esperar terminar e aproveitar o que você buscou.

Algumas dicas sobre Torrent

Cuidado com o que você baixa! Torrent é uma forma de compartilhamento que já tomou proporções enormes no mundo, ou seja já chegou aos ouvidos dos golpistas a muito tempo. Nesse caso mais especificamente os Hackers. Se o arquivo não parecer confiável para você, deixe de lado. Ele pode infectar o seu computador e te causar alguns problemas bem chatos.

Bandeira do The Pirate Bay
Bandeira do The Pirate Bay

Torrent não é ilegal, o que torna ele fora da lei são os arquivos que são compartilhados. Tudo que é de pirata está lá como Filmes, Músicas, Softwares e eBooks. Se o seu computador for pego com arquivos ilegais você poderá enfrentar consequências judiciais. Claro que eu nunca vi ninguém ir preso por ter filmes no computador, mas não invente de querer vender por ai.

E a dica final sobre Torrent é para a sua vida digital: não saia clicando em tudo que vê, pense e analise. Muitos desses sites têm mais de um botão de download que podem levar a anúncios ou vírus, então cuidado!

 

Aqui no Blog eu vou promover algumas listas de Torrent da Semana, assim facilita você encontrar links seguros.

Written by Daniel Leal

Se eu pudesse ensinar tudo que preciso aprender, eu dominava o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que são Gateways de Pagamento e como usar na minha vida

Braço Mecânico feito de Madeira