in ,

Como economizar ao abastecer o seu veículo

Economizando ao abastecer o seu veículo
Economizando ao abastecer o seu veículo

Todos estamos cientes da crise financeira nacional que está ocorrendo no Brasil. Essa situação está afetando drasticamente o bolso do brasileiro, encarecendo muitos dos serviços e itens que utilizamos diariamente em nossas vidas. No meu caso o abalo mais triste – além de todos os principais – é o preço da Coca-Cola, refrigerante no qual eu sou extremamente viciado. Na cidade de Curitiba, onde eu moro, cheguei a encontra uma garrafa de 2 litros pelo valor de R$ 10,00. Estou seriamente considerando em começar a fumar, porque até a carteira de cigarro está mais barata – essa declaração é uma completa brincadeira, nenhum vicio é bom.

Pesquisando algumas formas de amenizar essa situação para a população, me deparei com alguns artigos que foram bem úteis e vou começar a coloca-los por aqui. A primeira dica para economizar nesses tempos de crise será direcionada para o abastecimento do carro com gasolina. Em algumas regiões, principalmente em Curitiba, o valor da Gasolina chegou a aumentar 40% e somando com outros impostos que foram aumentados, a conta no final do mês pode chegar a um rombo insustentável.

Navegando pelo Facebookem um momento bem tedioso – me deparei com alguns truques para abastecer o seu veículo publicado por um engenheiro que trabalha a mais de trinta anos em uma refinaria de petróleo. Infelizmente não consegui o nome do meliante, mas o que importa é conhecimento que ele passou. São alguns passos bem simples como:

Compre mais combustível abastecendo de manha

Segundo a Química nos ensinaproduzir metanfetamina? – líquidos aumentam o seu volume em temperaturas mais elevadas e perdem volume ao serem resfriados. Sendo o capitão óbvio da história: a gasolina é um liquido. Por isso quando você abastece o seu veículo em horários quentes do dia, em geral a partir das 09:00h até as 19:00h você estaria comprando menos gasolina do que realmente é mostrado na bomba. Isso pode ser provado pela tabela abaixo onde mostra o coeficiente de expansão da gasolina ao ser aquecida.

Coeficiente de expansão da Gasolina
Coeficiente de expansão da Gasolina

Por mais que os tanques dos postos fiquem enterrados entre 1.5m até 52.5m abaixo da superfície, eles absorvem esse calor e influenciam na dilatação do combustível. Resumindo essa informação em uma dica prática para você, procure abastecer seu veículo em horários ou dias gelados. Caso a sua região seja um inferno na terra, o primeiro horário que o posto de gasolina abrir pela manhã deverá ser o seu horário de abastecimento. Se encontrar um 24hs melhor ainda, utilize a madrugada para o abastecimento. Dessa maneira você deve economizar ao colocar gasolina no seu carro.

[quote_right]Essas dicas também podem servir para o abastecimento com Etanol.[/quote_right]

Escolha a regulagem da pistola de abastecimento

Os atendentes do posto de gasolina querem colocar o combustível no seu carro da maneira mais rápida possível e passar para o próximo da fila. Uma das maneiras de acelerar o processo é regular a pistola para o nível rápido de despejamento. Como ela vem com 3 níveis (Lento, Médio e Rápido) você pode solicitar ao atendente a velocidade mais lenta possível.

Escolha sempre a velocidade lenta
Escolha sempre a velocidade lenta

O motivo disso tudo é – por mais que você pense e eu também considero uma economia bem pequena – para evitar que o combustível evapore o ser inserido rapidamente no seu veículo e esse vapor perdido é contabilizado como combustível colocado na bomba. Ninguém gosta de pagar pelo que não utiliza, não é? Tome esse pequeno cuidado, não custará mais do que um pedido para o frentista e uma cara feia dele para você.

Seguindo o princípio de evaporação, não espere que o tanque de combustível fique quase vazio para fazer o abastecimento. O tanque é preenchido com ar ao ficar vazio – novamente sendo óbvio aqui – e quando ao ser abastecido o combustível, no caso um pouco dele, entra em estado gasoso ao entrar em contato com o ar acumulado por lá.

Não entre em postos que estão recebendo combustível

Percebeu que um posto está recebendo combustível naquele exato momento? Procure outro lugar. Provavelmente os tanques de armazenamento daquele posto estarão com sujeira por não estarem completamente cheios. Essa sujeira será suspensa ao iniciarem o enchimento dele e ela fará com que você coloque um combustível sujo no seu veículo.

 

Mesmo que a economia seja pequena, não custa seguir. São cuidados simples e dificilmente mudarão sua rotina com o veículo. Se você comprou ou tem mais dicas como essas, deixe um comentário ou envie um e-mail para o blog!

Written by Daniel Leal

Se eu pudesse ensinar tudo que preciso aprender, eu dominava o mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O império do LEGO – Arquitetos, Jogos e um filme

Animais tirando fotos

18 Animais que são melhores fotógrafos que você