em

7 vezes que os Terraplanistas tentaram desafiar a ciência (e falharam).

No meio das teorias falsas de informações e conspirações que circulam a internet, talvez nenhuma ideia seja tão desconcertante – e talvez até um pouco vergonhosa – quanto a crença em uma Terra plana.

NOVA CIELO MINI ZIP! Pague apenas 12x de 9,90!

No meio das teorias falsas de informações e conspirações que circulam a internet, talvez nenhuma ideia seja tão desconcertante – e talvez até um pouco vergonhosa – quanto a crença em uma Terra plana. Os “terraplanistas” acreditam que a Terra é um disco plano rodeado por uma parede de gelo. Todos aqueles modelos elegantes de uma Terra redonda que explicam perfeitamente estações, eclipses, nasceres e entardeceres? Mentiras e encobrimentos, eles dizem. Imagens da Terra redonda do espaço? Conspirações governamentais. O fato de você poder ver navios desaparecendo casco-primeiro sobre a curva do horizonte com seus próprios olhos? Bem, os terrestres planos afirmam ver algo diferente.

Santander

Tem sido um grande ano publicitário para os terrestres planas, que ganharam o apoio de celebridades, prometeram acrobacias que desafiam a morte em nome de sua teoria e realizaram suas primeiras conferências. A primeira conferência de terraplanistas ocorreu em 2017. Vamos a lista de 7 vezes que essa galera passou vergonha!

Shaq ataca a redondeza da Terra

O jogador de basquete Shaquille O’Neal foi ridicularizado on-line quando anunciou em seu podcast em março que a Terra é “plana para mim”. Ele continuou: “Eu não subo e desço em um ângulo de 360 ​​graus, e todas essas coisas sobre gravidade. Você olhou para fora de Atlanta ultimamente e viu todos esses edifícios? Você quer me dizer que a China está abaixo de nós? China está sob nós? Não está. O mundo é plano. ”

Alguns dias depois, Shaq anunciou que estava apenas brincando com todo mundo: “Estou brincando, seus idiotas”, esclareceu.

Mas as pessoas que pensam que o mundo é plano não estão necessariamente preparadas para acreditar em seus ouvidos quando ouvem uma celebridade amada dizendo que ele estava apenas fazendo uma piada de suas teorias. Um rápido passeio pelos fóruns da Sociedade da Terra Plana sugere que alguns verdadeiros crentes agora acham que Shaq foi simplesmente pressionado a retratar suas declarações e que ele está do lado deles.

O Rapper B.o.B crowdfunds um satélite

O rapper B.o.B, também conhecido como Bobby Ray Simmons Jr., é famoso por ter entrado em uma briga no Twitter com o físico Neil deGrasse Tyson sobre se a Terra é redonda. B.o.B elevou seu perfil ainda mais este ano com uma tentativa de financiar seu próprio lançamento de foguete para levar uma câmera ao espaço para procurar a curvatura da Terra. Os terráqueos planos, é claro, não acreditam na curvatura da Terra (que, para o registro, se torna visível ao olho humano a uma altitude de cerca de 11.000 metros), mas apenas com um campo de visão de pelo menos 60 graus , de acordo com um artigo de 2008, dificultando a detecção em uma janela típica de avião de passageiros). Dois meses após a publicação do levantamento de fundos, a B.o.B alcançou US $ 6.883 em sua meta de US $ 1 milhão, dos quais mil foram doados a si próprio, segundo a página do GoFundMe.

Kyrie Irving embarca

O que há com os jogadores da NBA? Kyrie Irving, do Celtics, teve um relacionamento complexo com a Terra plana em 2017.

Quando a SB Nation o decompõe, o armador declarou a Terra plana em um podcast em fevereiro e depois voltou ao mesmo podcast em março para dizer que estava apenas tentando iniciar uma conversa. Em setembro, a CBS Boston perguntou a ele o que realmente acreditava e disse que suas declarações originais eram apenas uma “tática de exploração” e que as pessoas deveriam fazer suas próprias pesquisas. Em outubro, ele voltou à tona a noção de que a Terra é redonda está em debate, dizendo que não sabia se as imagens da Terra do espaço eram reais.

Eclipse solar alimenta teorias da conspiração

Eclipses são momentos em que se torna realmente possível olhar para cima e lembrar que você mora em uma bola giratória. Bem, a menos que você seja um apartamento. Então, eles são a prova, duh, de que a Terra é plana.

A Terra Plana usou o eclipse solar total de 21 de agosto que atravessou os Estados Unidos contíguos como “evidência” de suas crenças.

Segundo a Forbes, eles argumentaram que o caminho do eclipse oeste-leste era evidência de algo suspeito, porque o sol se move pelo céu de leste a oeste, certo? (Na verdade, a lua orbita a Terra de oeste para leste, então a sombra da lua segue o caminho da lua.) Os habitantes da Terra plana também argumentaram, usando lanternas e moedas, que a sombra da lua deveria ter sido maior que a própria lua. O problema com esse argumento é que o sol é uma fonte de luz extremamente distante e difusa, não uma fonte pontual próxima, de modo que a analogia da lanterna não se encaixa. Em vez disso, a lua é como uma pequena mancha no pano de fundo da enorme luz do sol.

Foguetes caseiros de lançamento de foguetes

Em novembro de 2017, o “louco” Mike Hughes, plano e distante, anunciou planos de se lançar a 550 m acima do deserto de Mojave, em um foguete movido a vapor que ele fabricou com peças recuperadas. Seu plano era tentar fotografar a falta de curvatura do horizonte para “provar” a planicidade da Terra.

A curvatura do horizonte é sutil o suficiente para não ser visível até pelo menos 35.000 pés, então não está claro exatamente o que Hughes esperava provar. No entanto, seu foguete caseiro custou US $ 20.000, tornando-se um acordo bastante comparado ao estimado sistema de lançamento de foguetes de US $ 1 milhão da B.o.B.

Em março de 2018, o notável baterista disparou em um foguete feito principalmente de peças de reposição, atingindo uma altura de quase 800 metros antes de implantar um par de paraquedas, mas ainda fazendo um pouso forçado.

Hughes reúne seu sistema a partir do que está prontamente disponível, como pára-quedas usados comprados por US $ 179 no eBay, de acordo com Darren Shuster, da Pop Culture.

A terra é plana; Marte é redondo

Como fundador da SpaceX, Elon Musk sabe um pouco sobre os desafios de lançar foguetes de uma esfera oblóide no espaço. Então, quando ele twittou em novembro, “Por que não há sociedade Flat Mars ?!” ele provavelmente não esperava uma resposta real.

Bem, ele também não conseguiu um. Mas ele recebeu uma resposta diretamente da própria Flat Earth Society (@FlatEarthOrg): “Olá Elon, obrigado pela pergunta. Ao contrário da Terra, Marte foi observado como redondo. Esperamos que você tenha um dia fantástico!”

Por que a Sociedade da Terra Plana acredita em observações diretas da redondeza de Marte, mas não na da Terra? Quem sabe. Mas os terrestres planos tendem a ter explicações complicadas, muitas vezes contraditórias, de como a astronomia funciona na ausência de uma Terra redonda. A Sociedade da Terra Plana defende uma visão na qual o sol gira sobre o topo do disco da Terra como o celular de um bebê a uma distância muito mais próxima do que os 150 milhões de quilômetros que realmente é. Os outros planetas – que, nessa teoria, também são muito menores e mais próximos do que na realidade – orbitam o sol, acredita a Sociedade da Terra Plana.

Outro atleta faz perguntas

O que quer que esteja na água da NBA aparentemente também está afetando o mundo do críquete. O ex-jogador de críquete inglês Freddie Flintoff entrou recentemente no circuito dos tablóides com sua opinião de que a Terra é plana, ou possivelmente em forma de nabo (OK, claro). Flintoff discutiu sua crença em seu podcast da Rádio 5 da BBC em novembro, perguntando por que a água no oceano não oscila se a Terra está arremessando através do espaço. (É porque a velocidade de rotação da Terra é basicamente constante, perdoando uma desaceleração imperceptível de cerca de 2 milissegundos por século.

Os oceanos se movem com esse giro constante, assim como um passageiro de um carro viajando pela estrada se move na mesma velocidade que o carro. No entanto, a Terra está inchada no equador, e é por isso que o planeta tem uma forma oblóide e não uma esfera perfeita.) Flintoff disse que teve suas idéias ouvindo um podcast da Terra plana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escrito por Daniel Leal

Se eu pudesse ensinar tudo que preciso aprender, eu dominava o mundo.

Hawaii e Guatemala – Os vulcões em erupção de 2018